Um implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que muitas pessoas que sofreram perda auditiva ouçam melhor. E para muitos que nunca ouviram antes, ele permite a primeira experiência com a audição. É diferente e mais eficiente que um aparelho auditivo, que apenas amplifica a entrada do som tornando-o alto o suficiente para que seja processado pelo ouvido comprometido o ouça.
Usando uma tecnologia de ponta, o implante coclear ignora a parte danificada do ouvido e envia os sinais elétricos diretamente ao cérebro, por meio do nervo auditivo. Este tipo de implante é atualmente a única tecnologia médica capaz de restaurar funcionalmente um dos cinco sentidos, e é por isso que muitos médicos se referem a ele como “milagres tecnológicos”.
Como funciona um implante coclear?
O implante coclear possui dois componentes principais. O externo, que é chamado de processador do som e pode ser usado na parte externa da orelha ou no corpo. Ele captura o som com um microfone e o processa em informações digitais, que são transmitidas para um implante sob a sua pele.O componente interno é um implante com uma matriz de eletrodos. Ele converte as informações digitais do processador de som em sinais elétricos e os transmite para uma matriz de eletrodos. Essa matriz estimula o nervo auditivo, que então envia sinais para o cérebro, onde são interpretados como os sons.
Audição com o implante coclear
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário