Da mesma forma que somos criteriosos para comprar um carro, uma jóia, devemos ser quando compramos aparelhos auditivos. Infelizmente, nem todo mundo é honesto. E no ramo de aparelhos auditivos não poderia ser diferente. Pensando nisso, resolvi escrever algumas dicas para que você não seja enganado por profissionais anti-éticos e mal intencionados.
Como escolher onde comprar meus aparelhos auditivos?
- Tenha certeza que se trata de uma empresa estabelecida há, pelo menos, 6 meses no mercado
- Verifique o estado geral do local e dos profissionais que nele trabalham. Os cuidados que as pessoas tem em seu ambiente de trabalho se refletem no atendimento que lhe será prestado.
- Verifique o site da revenda, conheça a procedência dos aparelhos auditivos.
- Procure na internet (o Google ajuda muito nisso) informações sobre o local que você pretende comprar seus aparelhos. Conheça como a empresa lida com a insatisfação dos clientes (caso exista).
- Verifique, sempre, se o revendedor com quem você fará negócio, está listado no site da empresa distribuidora. Caso não esteja, poderá ser muito difícil provar a procedência para requerer a garantia ou, até mesmo, provar que os aparelhos são de sua propriedade.
- Caso não esteja comprando diretamente em uma loja de aparelhos auditivos, procure saber qual a empresa que mantém a parceria com o profissional consultado e proceda com os mesmos procedimentos citados acima.
- Verifique se o fonoaudiólogo se interessa pela sua saúde auditiva, se avalia seus exames, sua história de saúde pregressa, seus anseios e necessidades.
- Verique qual o critério de indicação do melhor aparelho auditivo para o seu caso. Não aceite se for só pela discrição ou preço. O melhor aparelho é aquele que você irá usar, ou seja, deve ser adaptado às suas necessidades auditivas, deve ter recursos suficientes para lhe agradar no seu dia-a-dia e ser bem confortável fisicamente.
Procure saber:
- Sobre a política da empresa com relação a trocas e devoluções. É muito importante ter seu direito garantido antes de fechar negócio.
- Qual o prazo de entrega dos novos aparelhos (não é aceitável prazo maior que 15 dias, especialmente se forem do modelo retroauricular).
- Onde é o laboratório onde as revisões e consertos são feitos.
- Se existe fonoaudiólogo todos os dias da semana disponível para atendimento.
- Se os atendimentos posteriores a compra são gratuitos (independente da quantidade).
- Se a loja possui todos os acessórios necessários para a adaptação.
- Qual o prazo de garantia e qual a cobertura.
- Se existe a possibilidade de um teste domiciliar antes da compra. É comum perceber os benefícios dos aparelhos nos testes realizados na loja, porém, existem casos em que as necessidades estão mais no seu dia-a-dia e os benefícios deverão ser experimentados nesse contexto.
Como saber se o aparelho auditivo é novo?
- Aparelho em perfeito estado de conservação e limpeza
- Embalagem em perfeito estado de conservação
- Aparelho com ferramentas de limpeza
- Aparelho com a marca e modelo bem sinalizados
- Manual de instruções com certificado de garantia preenchido
- NF com serial idêntico ao aparelho comprado
- Se for intracanal, cuidado redobrado: certifique-se que foi colocado um circuito correspondente ao modelo que você comprou. Isso pode ser feito por meio da sinalização do modelo na cápsula e todos os dados corretos no manual e NF.
Agora, algumas dicas mais práticas:
- Peça ao fonoaudiólogo para lhe mostrar as opções de aparelhos disponíveis (peça para ver, pelo menos, uns 4 modelos diferentes). Evite empresas que tem 1 aparelho para perdas leves e moderadas, outro para severa e mais um para perdas profundas. Dificilmente ela terá um que atenda a todas as suas necessidades (auditivas + extra-auditivas + anatômicas + preço + estética).
- Suspeite caso a loja (ou fonoaudiólogo) esteja sempre com alguma promoção de aparelhos. Para as revendas, a margem não é suficiente para muitos descontos.
- Suspeite caso o profissional mande confeccionar um aparelho intracanal para teste sem tirar as impressões do seu ouvido ou que não cobre nenhuma taxa por isso.
Por fim, pergunte. Observe a reação e a resposta dada. Se você ficar na dúvida, procure outro distribuidor.
Fonte:
Mônica de Sá Ferreira do blog aurabarra.blogspot.com.br