terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Museu do aparelho auditivo

 

Achei essa matéria no blog cronicas da surdez. Muito interessante.
 
Acompanhamos seu blog “Crônicas da Surdez”. Uma de suas postagens, sobre “Acessórios para usar junto com o aparelho auditivo”, nos chamou a atenção. Você disponibilizou o site onde comprou seus acessórios, este por sinal continha lindas e modernas peças. Foi pensando neste post que resolvemos lhe escrever.

Vamos inaugurar na sede de nossa empresa – Rede de Clínicas Direito de Ouvir, em Franca/SP -, o 1º Museu do Aparelho Auditivo no Brasil – a versão online ainda está em construção www.museudoaparelhoauditivo.com.br, que tem a missão de resguardar a história desses auxiliares da audição. Em nosso acervo já temos mais de 280 peças - a previsão de inauguração é para janeiro de 2013. Nele há peças que datam do início do século XIX, muitas são raridades, como esta a qual me refiro abaixo.
Este “Brinco com aparelho auditivo” fabricado pela Sterling Manufacturing Co. situada nos EUA, foi produzido na década de 1950 seguindo a linha de apelo ao glamour e as tendências da moda que invadiram também o mercado de saúde auditiva. Nesta época os aparelhos auditivos eram muitas vezes disfarçados em brincos, broches, prendedores de gravata, colares e óculos; a preocupação era aliar o benefício ao visual estético. A Empresa Sterling seguindo esta tendência lança este modelo de aparelho auditivo no formato de uma flor, feito em prata com pedras de marcassita, de aproximadamente 5cm. Além deste modelo em formato de flor, ela também lançou outros formatos também em prata e brilhantes. No modelo em questão o aparelho auditivo era escondido atrás do miolo da flor, tendo também oculto um espaço para o posicionamento da pilha e uma alavanca de volume; o brinco com aparelho auditivo era posicionado no ouvido cobrindo toda a área externa da orelha. Seu alto preço e delicadeza de detalhes nos indicam que foi fabricado para ser um artigo de luxo.”
 
Interessante, não? Eu certamente faria uma visita a um museu de aparelhos auditivos!

Um comentário: